Interior da Bahia recebe nova missão anglicana

Entrada
     Alagoinhas é o município baiano onde será instalada a Missão Anglicana Cristo Rei. O projeto irá funcionar no bairro Santa Terezinha e está sendo organizado pelo Diácono Glauber Jânio da Silva Santos. "Estou ansioso e ao mesmo tempo descansando no Senhor, porque as dificuldades são muitas e os desafios também. Estou recebendo ajuda das pessoas, que não imaginei que teria tanta, as pessoas chegam aqui e se oferecem", diz. 
     Mesmo antes de ser ordenado, o Reverendo Santos já pensava em começar um grupo anglicano na cidade. A chance de concretizar o desejo só foi possível quando os participantes do extinto Rotary Clube local decidiram, em acordo, emprestar a sede da entidade para os anglicanos. O imóvel cedido foi fundado em outubro de 1941 e recebeu o nome de Sede José Galdino Maia. Devido ao encerramento da associação em novembro de 2014, a estrutura foi desativada. 
     Após o término das atividades rotarianas em Alagoinhas, o Rev. Santos despertou interesse em utilizar o espaço. Quando tinha a oportunidade, ele conversava com antigos dirigentes do clube sobre a destinação da propriedade. Depois de encontros agendados entre ele, gestores e membros, os rotarianos resolveram entregar as chaves. "Eu falava com Glauber que não estava dormindo porque o Rotary estava entrando em decadência. Quando ele me procurou, eu quis conversar com os colegas rotarianos e eles apoiaram. Vieram conosco aqui e então abrimos com autorização jurídica", explica o Ex-Presidente Ailton de Castro Pereira (79).
     Com a licença para administrar a área, o Rev. Santos já coordenou um mutirão de limpeza, no início deste mês, em parte de uma das construções. As dependências dispõem de salão, cozinha, refeitório, quintal, sanitários, escritório, depósito, móveis, utensílios, além de duas edificações menores onde funcionava uma escola. Por causa da falta de manutenção, parte do telhado apresenta danos e surgiu mofo em algumas paredes. O abandono também ocasionou tentativas de invasão e até furto de objetos.
Salão principal

Área externa comum

     Apesar dos problemas estruturais e ausência de recursos que sejam suficientes para fazer a reforma, a Missão Cristo Rei tem recebido voluntários e palavras de incentivo nas redes sociais. Nesse momento inicial, até que a nova comunidade alcance condições de autonomia, ela vai utilizar o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da Paróquia do Bom Pastor, na capital, com o objetivo de solucionar dificuldades financeiras e jurídicas. Logo que seja possível, a Missão pretende inaugurar uma escola de música e sala de informática.
Sala que irá abrigar a escola musical

Fotos e texto por Osvaldo Junior DRT 3612 BA.

Postagens mais visitadas